terça-feira, 28 de outubro de 2014

PROJETO PURA MAGIA / CMEI TARSILA DO AMARAL

APRESENTAÇÃO

Parece-nos inegável a importância da leitura e de saber ler, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida cotidiana, em termos profissionais e em termos de lazer. A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança, na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura. O adulto pode ser um intermediário afetivo, entre a criança e o texto, tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande
sensibilidade e de grande ternura. A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro e com outros materiais impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer. Segundo Abramovich (1994, p. 17), Ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento... O incentivo da família deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Além de traduzir-se em um elemento facilitador do processo de inter-relação, de socialização (a roda, ouvir a história, comentar a história, recontar a história etc.), por intermédio do qual se aprende o senso de coletividade, a ouvir o outro, a falar, a expressar-se. Na sociedade capitalista em que vivemos, os pais com a lida cotidiana e na ânsia de dar o melhor para os filhos muitas vezes esquecem o mais importante, que é a presença, o contato, o momento família. Promover esses momentos é aproximar a família, é interação com seu filho, é esquecer os problemas e transmitir confiança, construir amizade, sonhar, realizar sonhos, entrar no mundo mágico da fantasia. Ouvir histórias é viver momentos de gostosura, de prazer, de divertimento dos melhores... è encantamento, maravilhamento, sedução... O livro da criança que ainda não lê é a história contada. E ela é (ou pode ser) ampliadora de referenciais, poetura colocada, inquietude provocada, emoção deflagrada, suspense a ser resolvido, torcida desenfreada, saudades sentidas, lembranças ressuscitadas, caminhos novos apontados, sorriso, gargalhado, belezuras desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provocada... (ABRAMOVICH, 1994, p. 24) Trabalhar com Literatura é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
 JUSTIFICATIVA 
 O Projeto de Leitura teve a finalidade de colocar as crianças da Educação Infantil, em meio a questões de leitura através do uso de histórias. Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos, devido às atividades corriqueiras que a sociedade exige. Então, cabe à escola promover este papel de incentivar esse hábito. Desejando para nossas crianças um futuro com muita leitura e com lembranças de inúmeras histórias, que aconteceram na infância, queremos que nossos pequenos tenham essas recordações guardadas para a vida toda. O projeto ‘’Pura Magia’’ foi elaborado para proporcionar aos alunos a vivencia da leitura, pois, a infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos que seja essencial estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas. O incentivo da família deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Pensando nisso, resolvemos trabalhar com eles o projeto “Pura Magia” o diferencial deste projeto, está em levar para a casa do aluno, um material adequado á sua leitura, com isto fazer com que os pais também se envolvam com a atividade, motivando a leitura e proporcionando momentos agradáveis a toda a família.
 OBJETIVO GERAL
 Promover momentos de afetividade entre pais e filhos através das histórias, fazendo com que o pai/mãe ou familiar dedique um pouco de tempo para a criança, fortalecendo a afetividade e os Laços familiares, bem como trazer os pais para participar do convívio escolar do seu filho. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Além disso, a linguagem oral permite ás crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade critica.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Estimular o gosto pela leitura; - Promover momentos de contar histórias; - Proporcionar momentos de manuseio de livros; - Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas; - Promover momentos de afetividade entre pais e filhos através das histórias; - Conhecer diferentes gêneros literários; - Conhecer livros com formatos e texturas diferentes; - Permitir as crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados; - Estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade critica; -Trazer os pais para atividades na sala de seu filho; - Conhecer locais de leitura: Bibliotecas, livrarias etc...
  O projeto foi iniciado com a aula inaugural propondo experiências de leitura no espaço externo das salas de aula utilizando de ambientes favoráveis a momentos prazerosos de leitura, onde serão organizados cantinhos temáticos para a apreciação desses momentos. Utilizamos de dinâmicas diferenciadas como: tapetes, aventais de histórias, casa de fantoches e fantoches para o enriquecimento desses momentos. Os profissionais de Educação envolvidos juntamente com o Projeto de Iniciação a Docência da Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat dinamizaram esses momentos caracterizando-se de personagens da literatura infantil para proporcionar as crianças momentos de viagem para o mundo da imaginação. As famílias serão convidadas a receber as sacolas com seus filhos, contendo livros diferenciados para o momento de leitura do aluno junto com alguém da família, acompanhado de um termo de conservação dos livros, bem como uma folha com identificação da escola para que a criança juntamente com a família possa produzir um desenho referente ao livro encaminhado. Para o momento serão convidados representantes da Secretaria de Educação, bem como do setor responsável pela Educação Infantil para prestigiar o momento. Proporcionaremos contação de histórias na instituição para que as crianças conheçam um pouco sobre a literatura e no segundo momento levar as crianças para apreciação de uma livraria, onde conhecerão diversas obras literárias em um ambiente diferenciado e acolhedor para momento de apreciação de livros em parceria com a livraria Nobel. Os professores utilizarão dos critérios que desejarem para a ordem de entrega do material a ser utilizado durante o projeto. Sendo um dia para cada criança levar a sacola com os livros, onde os pais vão dedicar um momento com seus filhos contando a história do material que as crianças irão levar, bem como a representação através de um desenho produzido entre pais/família e criança, referente a história lida pela família. No retorno do livro de cada criança para escola, a professora poderá fazer uma roda de conversa para que a criança interaja com o grupo sobre como foi o momento de leitura com a família e montagem de um painel construído com os desenhos para apreciação da comunidade escolar. Quando todas as crianças apreciarem o livro haverá uma troca da sacola com a outra sala, que terão livros diferentes e assim sucessivamente até as crianças conhecerem todas as histórias do projeto. No segundo momento do projeto os pais ou responsáveis serão convidados a fazer um momento de contar histórias na sala de seu filho, utilizando a metodologia que for mais adequada. A escola ficará encarregada na orientação da metodologia se assim for necessário, tendo os pais a liberdade para essa atividade, respeitando a faixa etária da criança. O projeto se estenderá para dentro das salas de aula, podendo o professor construir um projeto de literatura para sua sala a partir desse.

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